Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ciências > Licenciatura em Física
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Física

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 15h21 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 15h21 | Acessos: 13

LICENCIATURA EM FÍSICA

 

Contexto do Curso

Salinópolis, conhecido popularmente por Salinas, é um dos principais polos turístico e importantes centros pesqueiros do Estado do Pará. Possui solo propício a projetos agroindustriais, além de uma geomorfologia costeira peculiar constituída por um elevado número de pequenas enseadas, baías, istmos, furos e ilhas, e de extensas regiões de manguezais. A atividade econômica do município tem como carro-chefe o turismo de caráter sazonal (nos meses de julho, dezembro/janeiro, e nos feriados mais extensos). Também, tem atividades regulares de pesca e de agricultura de subsistência e um crescente serviço hoteleiro. A população local, por vezes, vê-se convertida em mão-de-obra pouco valorizada, para trabalhar no pequeno comércio e na prestação de serviços básicos auxiliares esporádicos de apoio ao turismo.

No campo da educação, de acordo com dados do IBGE, em 2015, o município de Salinópolis, conta com uma população estudantil de 10.600 alunos matriculados em escolas do nível fundamental e médio. Deste universo populacional, 2.234 alunos matriculados são do Ensino Médio. Além disso, vários outros municípios acham-se imbricados em Salinópolis, como os Municípios de São João de Pirabas, Nova Timboteua, Primavera, Santarém-Novo e Maracanã, que juntos possuem o dobro da população de Salinópolis, triplicando assim a população estudantil, que igualmente sofrem das mesmas limitações e privações de oportunidades que a população de Salinópolis, constituindo candidatos em potencial para ingressar nos cursos oferecidos no Campus Salinópolis da UFPA.

Na Região do Salgado, o Campus Salinópolis é o único núcleo de formação universitária, de ação permanente, que atende a esse fluxo relativamente elevado e crescente de jovens, matriculados no Ensino Médio. Ainda de acordo com dados do IBGE, em 2015, existiam 68 docentes no Ensino Médio e 238 no Ensino Fundamental, o que implicava em uma carência de professores de ciências (matemática, física e biologia) para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, responsável por grandes prejuízos ao sistema de ensino o que se agrava, a cada ano, com a crescente demanda por estes profissionais. Se na capital do estado esse fato já é um problema para o atendimento normal do período escolar, nos municípios do interior essa situação é ainda pior.

Com a criação do Campus Salinópolis, passou-se a oferecer para a região do Salgado um centro de excelência em áreas tecnológicas instalado em Salinópolis, com o privilégio do clima e a beleza da natureza local, compondo um quadro atrativo para jovens estudantes da região e, também, de outras áreas geográficas do Estado e de fora deste que queiram ingressar no ensino superior. Neste contexto, visando contribuir com a qualificação profissional desses jovens e, consequentemente, diminuir a carência que assola o sistema de ensino da região e do país, foi criado do Curso de Licenciatura em Física.

 

Características Gerais do Curso

Modalidade Oferta: Presencial

Ingresso: Processo Seletivo;

Vagas: 50;

Forma de Oferta: Modular e Paralela;

Carga Horária Total: 3200 horas;

Título Conferido: Licenciado em Física;

Período Letivo: Extensivo;

Regime Acadêmico: Seriado;

 

Turno: matutino;

Total de Períodos: 8;

Duração mínima: 4.00 ano(s);

Duração máxima: 6 ano(s);

 

Turno: vespertino;

Total de Períodos: 8;

Duração mínima: 4.00 ano(s);

Duração máxima: 6 ano(s);

 

Turno: noturno;

Total de Períodos: 10;

Duração mínima: 5.00 ano(s);

Duração máxima: 7.50 ano(s);

 

Objetivo do Curso

Em consonância com a resolução CNE/CP 02/20015, o Curso de Licenciatura em Física formará professores de qualidade, aptos a atuar no Magistério para a Educação Básica, mais especificamente no Ensino Médio, bem como nas diferentes modalidades de educação, levando em consideração as características da região. Os profissionais terão o conhecimento necessário e domínio dos conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do ensino de Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, com a finalidade de promover a educação para a cidadania, a capacidade e a sensibilidade para estudar o contexto educacional, envolvendo ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, permitindo que ações que valorizem o trabalho coletivo sejam desenvolvidas na perspectiva interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o ensino e para a aprendizagem.

 

Perfil do Egresso

O Licenciado em Física, é capacitado a atuar na Educação Básica, em ensino, pesquisa e extensão. Atuando com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária. Além disso, esse profissional atuará na formação e disseminação do saber da Física nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins e, também, poderá coordenar atividades de popularização da Física. O licenciado compreende o seu papel na formação dos estudantes da Educação Básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes. Sendo assim, o Licenciando terá a sensibilidade de incorporar os indivíduos que não tiveram ou não puderam ser escolarizados na idade certa sem agressão ao saber, à moral e à realidade do contexto dos seus alunos. Promoverá e facilitará as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, com o intuito de garantir ao aluno o direito ao seu pleno desenvolvimento. O egresso do curso de Licenciatura em Física é capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Física, ele também poderá identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, de onde estiver atuando, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras. Sendo assim, buscamos formar um profissional apto a realização de suas tarefas de ensinar, que poderá contribuir para a melhor qualidade de vida da sua comunidade e da sua região e, consequentemente, para o exercício crítico da cidadania.

 

Competências específicas do Licenciado em Física

O Licenciado em Física deve possuir as seguintes habilidades e competências:

A utilização da matemática como meio de expressão dos fenômenos naturais.

Concentração de esforços e persistência na busca de solução de problemas de maior complexidade.

A compreensão da ciência como processo histórico, de sua ética profissional e de sua responsabilidade social e o domínio da linguagem científica.

Utilização de recursos de informática para elaboração de programas simples e complexos como auxílio para ciência, tecnologia e ensino.

Domínio dos princípios gerais e fundamentais da Física e familiarização com suas áreas clássicas e modernas.

Realização de medidas, análises de resultados de problemas experimentais e aplicação de conceitos físicos e químicos na formulação e resolução de problemas científicos e tecnológicos.

Desenvolvimento de uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.

Atualização da cultura científica geral e a cultura técnica profissional específica.

Aplicação de conceitos físicos e químicos na formulação e resolução de problemas científicos e tecnológicos.

Utilização dos conhecimentos adquiridos e aplicação prática de regência de classe.

Síntese, aplicação e organização dos conhecimentos científicos e tecnológicos na forma de artigos, relatórios e monografia técnica e científica.

Exploração de fenômenos físicos de forma a preparar o aluno do Ensino Médio para reconhecer e utilizar adequadamente na forma oral e escrita símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem científica da física.

Capacidade de planejar e executar aulas voltadas para o Ensino Médio e Técnico Profissionalizante, seja na modalidade regular ou na Educação de Jovens e adultos, que de forma contextualizada e interdisciplinar prepare o aluno para ler, articular e interpretar fenômenos físicos.

Aptidão para elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos e questões relacionadas ao ensino de Física.

Mobilização de elementos que revelam a história de Física como criação humana com a finalidade de motivar o entendimento de fenômenos físicos como forma de sobrevivência e transcendência do homem.

Integração de tendências do Ensino de Física de modo a articular metodologias que propiciem a aprendizagem de conteúdos relativos a essa disciplina no Ensino Médio nas diferentes modalidades.

 

Criação do Curso / Projeto Pedagógico do Curso

A Criação do Curso de Licenciatura em Física no Campus Universitário de Salinópolis foi aprovada pelo Ato legal de autorização: Processo 201607482 Portaria nº 241, de 30 de março de 2017. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física foi aprovado pela Resolução Nº 5.036 de 25 de abril de 2018 pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará.

 

Fim do conteúdo da página